domingo, 7 de junho de 2009

A Europa que pisou Socrates.























Paulo Rangel é sem duvida o grande vencedor destas Eleições Europeias (que de Europa falaram pouco), pois ele sosinho conseguiu voltar a mobilizar uma "maquina" Social-Democrata à muito tempo adormecida, muito por culpa de uma lider monótona, pouco efusiva, de ideias levianamente confusas.

Líder esta que tem diariamente pela frente um partido Socialista com um líder "BarackOmanizado", que dá uma importância imcompreensível á sua imagem, mas que apesar de tudo possui uma postura firme, séria e muito mais convincente.

Rangel foi capaz de fazer tremer toda uma estrutura Socialista convencida da sua invencibilidade, deixando o partido Socialista numa posição complicada para as Legislativas que se aproximam.

Estes resultados espelham claramente a má escolha de candidato que Socrastes fez. Vital, professor catedrático, foi um candidato que falava para a nação como se estivesse a falar para uma plateia de alunos universitários desinteressados e adormecidos. Produziu um conjunto de discursos incoerentes e por vezes até sem sentido. Ora isto era meia caminho andado para o descalabro eleitoral.


Sem duvida o país deu um passo importante para se tornar ingovernável. Ora vejamos.

A vitória Socialista nas Legislativas não esta em causa embora a maioria absoluta já não passe de uma miragem (a abstenção que se verificou nas Europeias não se verifica normalmente nas legislativas o que benficiará o PS).
O PSD nas Legislativas irá descer porque não terá um candidato credível e sério, mas sim uma candidata triste, sosinha e sem ideias.
Quer o Bloco de Esquerda com o seu lider "Boliviano", Francisco Louça , quer o PCP perderão o seu estado de graça pois o país procurará escolher um candidado capaz de governar e não um "revolucionário Cubano".

E tendo em conta as intrigas entre "Centro-Esquerda" e "Esquerda-Extremista", que a meu ver fazem todo o sentido, não será possível alguma coligação.
O PS terá então de governar sem maioria Parlamentar e com um conjunto de partidos "Cubanos" que de política percebem pouco, mas que possuem grande capacidade "Revolucinária".

Desta forma, Socrates terá de usar todo o sentido "Filosófico" conotado ao seu nome para resolver um conjunto de situações que foram precipitadas pelos resultados das Eleições Europeias.

1 comentário:

JQ disse...

Não concordo com o facto de o BE e o PCP virem a descer nas legislativas, pelo simples facto que nesta altura de grande desemprego, aqueles que são de esq e se vêm descontentes com com o PS vão, com certeza, caminhar um pouco mais para o extremo em busca da solução do "martelo e foice". Além do mais, o BE tem conquistado muitos jovens (claramente vendados), os quais acreditam nas criticas que os seus dirigentes lançam ao governo, sem nunca estarem acompanhadas de qualquer solução.