terça-feira, 10 de novembro de 2009

Amizade





















O que é a amizade? Bem, etimologicamente deriva do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego.

Nem mais, amizade deriva da palavra em latim amore. Agora pergunto eu, quantas pessoas sentem a amizade de uma forma tão profunda (não confudir com o amor de paixão, que é algo completamente diferente), isto é, quantos de nós sentem "amore" pelo seu amigo mais íntimo?

A intimidade entre duas pessoas é algo dificil de atingir. Ao estar a falar de intimidade não estou a falar de sexo. Estou antes a falar do momento em que todos os entraves sociais, animais e biológicos são desvendados para dessa forma podermos confiar plenamente no nosso "amigo", e depositar nele todos os nossos segredos, sem medo de ferir o nosso ego.

Falei em entraves sociais, animais e biológicos. E o que são esses entraves? Não é nada mais nada menos o resultado da nossa convivência numa sociedade podre, onde os valores não existem, onde o nosso lado animal é constantemente colocado á prova para dessa forma podermos sobreviver ás constantes actividades egoístas das pessoas que nos rodeiam.
No seguimento disso temos em casa os nossos pais constantemente a dizer para não confiar cegamente em alguem pois podemos ser traídos. E é verdade.

E o que é feito da amizade (amore) se não podemos confiar cegamente em alguém? Fará sentido usar a palavra amizade?

Ora vejamos. A amizade íntima, a amizade pura, só será conseguida se duas pessoas estiverem dispostas a libertar todos os seus preconceitos, se estiverem dispostas a contar ao seu amigo tudo aquilo que pertence ao lado "exterior" da sua personalidade mas principalmente se estiverem disposto a "abrir" o seu lado mais obscuro (todos nós o temos), confiando sem qualquer receio tudo aquilo que pensa e sendo espontâneo nesse diálogo não receando o que o outro pensa, pois o outro tem de ser capaz de escutar e compreender, e se assim for necessário de repreender.



João Moura

Sem comentários: