sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Morreu o pai da guitarra eléctrica

Les Paul talvez seja um nome que diz pouco mesmo aos melómanos, mas pouca gente teve tanta influência no universo musical como este norte-americano falecido esta quarta-feira num hospital do Estado de Nova Iorque, aos 94 anos e rodeado de familiares e amigos.

Lester William Polfuss era professor de música e guitarrista, mas passou à história por ter sido o criador da guitarra eléctrica de corpo sólido e da gravação multicanal (permite gravar vários instrumentos na mesma música, algo indispensável nos dias de hoje), momentos que revolucionaram a indústria musical, sobretudo o pop/rock.

Les Paul

"Ele recebeu o melhor tratamento possível nesta última batalha e mostrou uma força, tenacidade e coragem surpreendente", pode ler-se no comunicado à imprensa da Gibson Guitars. "O mundo perdeu hoje um ser humano excepcional e verdadeiramente inovador. Ninguém no mundo conseguiu igualar suas técnicas" escreve o executivo-chefe da mesma empresa.

Em 1952, Les Paul recebeu a maior das homenagens quando a Gibson baptizou um modelo de guitarra com o seu nome. Pete Townsend dos The Who, Al DiMoela e Jimmy Page (Lez Zeppelin) estão entre aqueles que têm na Les Paul o instrumento favorito.

Um modelo da Gibson Les Paul

In http://musicaonline.sapo.pt/news/3353/Morreu_o_pai_da_guitarra_electrica

Sem comentários: