sábado, 22 de agosto de 2009

Noção Básica da guitarra



A guitarra basicamente é dividida em 4 elementos: corpo, braço, cabeça e parte elétrica, vamos ver alguns acessórios:

Braço da guitarra

O braço é composto por trastes ( filetes de ferro que fazem a “divisões do braço”, chamadas de casas e escalas, sendo que não existe um padrão de casas ).
A madeira do braço da guitarra influencia muito no timbre e pode ser dos seguintes tipos: maple (cor de madeira clara, gerando som mais brilhante) e rose wood ( cor de madeira escura, gerando som mais fechado ) ; estas são as mais usadas, mas também existem ébano e jacarandá.
A forma que o braço é fixado no corpo também varia. Uma delas é o braço colado (Set-Neck in Glue), sistema antigo, em que o corpo do instrumento tem um encaixe (joint) onde o braço é colado. O maior mérito desse tipo de construção é que tem boa transmissão sonora, proporcionando ótima sustentação.
Outra forma é o braço parafusado (Bolt-On), nessa forma o braço é encaixado e fixado ao corpo com parafusos; nessa forma há prejuízo da transmissão sonora, o timbre torna-se mais estalado e agudo, sem muita sustentação.
A terceira é o braço integral ( Neck-Thru Body ), em que o braço, de peça única ou dividido em várias tiras ou longarinas, vai do headstock até a parte central do corpo. Essa construção proporciona mais sustentação, o timbre é encorporado e consistente.
A 4ª maneira é a Ciber-Joint, criada pela marca japonesa ESP, trata-se de um parafuso mais profundo, em que o braço segue até o meio do corpo. Esse tipo de construção melhora a sustentação e encorpora o timbre.


Tarrachas

As tarrachas servem para ajustar as cordas da guitarra, apertando-as ou soltando-as. Cada corda tem uma tarracha correspondente, não influencia no som, mas sua qualidade e precisão para segurar as cordas devem ser boas.

Captadores

Com eles, começa a parte elétrica da guitarra. Os captadores captam as vibrações das cordas enviando esse sinal em forma de eletricidade para o amplificador.

Os principais tipos de captadores são:

Captador de bobina simples/ Single Coil/ Single : caracterizado por um som brilhante e cortante, atuando principalmente nos sons médios e agudos. Seus pontos fracos são o excesso de zumbido, principalmente a saturação, e a falta de sons graves.

Captador de bobina dupla/ doublé Coil/ humbucking : tem a aparência de dois captadores simples lado a lado, mas, internamente tem montagem diferente. Caracterizado por sons pesados e cheios e baixo nível de ruídos, atuando em sons médios e graves.

Com estes 2 tipos de cartadores podemos ter combinações:
3 captadores simples
2 captadores duplos
1 captador duplo e 2 simples
2 captadores duplos e 1 simples.


Knobs ou potenciômetros

Knobs são dispositivos que controlam volume e tone, através de botões giratórios.

Strap Look

Este artefato é a roldana usada para colocar a correia para apoiar a guitarra, posicionando-se em 2 locais diferentes.

Jack de saída ou output

Onde encaixamos o cabo que leva o som da guitarra até o amplificador.

Sem comentários: