sexta-feira, 15 de maio de 2009

O Vaticano























Sabiam que, se o Vaticano vende-se as obras de arte que possui as receitas seriam suficientes para acabar com a fome no Mundo? Surpreendente? Sem dúvida.

Será mais importante manter um museu milenar cheio de pó ou salvar a vida a centenas de crianças, mulheres e homens que todos os dias padecem devido à fome?

Existem 7 pecados capitais. Pecados estes proclamados pela Igreja como seus, mas que já eram utilizados pelos antigos Gregos com o objectivo de instituir na sociedade princípios cívicos. Ora vejamos quantos são infringidos dentro das paredes do Vaticano.

Eu começava pela "Vaidade", passava pela "Luxúria", não esquecendo a "Avareza" e terminava na "Gula".

Podemos também incluir a "Inveja" e a "Ira", no que toca ás constantes declarações anti-semitistas, religiosamente "fascistas" e humanamente descriminatórias.

O Vaticano na minha sincera opinião não é, nem nunca foi uma organização religiosa mas sim uma organização política e hoje, na era da globalização, é sem dúvida uma multinacional.

Não pretendo com isto ferir susceptibilidades religiosas nem criar nenhum tipo de nova ordem mundial.

João Moura,

Only Knowledge can save us.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá caro João

Na rede social Facebook nasceu uma iniciativa na qual se desafia o Vaticano a "trocar todos os seus tesouros por comida em África". A ideia, que não é de todo nova e corresponde até a uma das críticas mais habituais feitas à Igreja Católica, ganha uma outra dimensão com a Internet e a "proposta" já recebeu mais de 45 mil mensagens de apoio. "É uma vergonha ver no mesmo telejornal o Papa a passear-se em África ,Ásia, e a falar da fome, e logo depois ligarmos um canal e vermos as riquezas do Museu do Vaticano.

Mais interessante ainda é a resposta dada pelo Vaticano, dono de um dos museus mais ricos do planeta. Disse o cardeal Paul Josef Cordes que é o próprio "direito internacional"que impede o Papa de aplicar esta petição. "A Igreja tem a obrigação de conservar toda a riqueza artística do Vaticano, que conta com centenas de obras entre pinturas, esculturas, livros e outros tesouros, bens que são património da humanidade."

Mesmo sem a maldade de perguntar se alguém se lembra qual a origem de muitos desses tesouros que vem do tempo em que a evangelização era aplicada à lei da bala em África e na América do Sul, por esse mundo fora , ficamos a saber que o Papa bem que poderia acabar com a fome no mundo, mas o direito internacional é que não deixa. Os Oligarcas protegem-se uns aos outros. Está bem.

Abraço

Talina